No Ar:  
Sexta, 17 de Maio de 2013

Sucesso que você nao esquece

12.06.2012

Coração de Estudante

              No sucesso que você não esquece, vamos relembrar a música, composta em 1983,  por Wagner Tiso  e Milton Nascimento, e que era a predileta do ex-presidente Tancredo Neves. Desse modo foi executada incansavelmente por todas as emissoras de TV nos momentos que acompanharam a comoção nacional com a agonia e morte do presidente.
             Tornou-se também uma música presente em nove de cada dez formaturas.
             A canção havia sido batizada originalmente como "Tema de Jango", já que foi feita para a trilha sonora do filme sobre o ex-presidente João Goulart de Silvio Tendler. "Nessas circunstâncias a música deveria ao mesmo tempo ser triste e passar uma mensagem de esperança. Encarregado da tarefa, Wagner Tiso compôs uma melodia tocante, mas em tom maior, no caso sol maior, inspirada na cena dos garis varrendo a rua no dia seguinte ao comício . Wagner Tiso afirma que a história da música mudou totalmente de rumo após ganhar letra e ser gravada ao vivo por Milton Nascimento. "Era o momento da campanha Diretas-Já e ela começou a se tornar um hino da juventude", recorda o compositor.
              Com a morte de Tancredo, no entanto a canção se transformaria em uma espécie de pavana do presidente morto, tornando-se tema de fundo das reportagens de TV, exatamente na gravação, instrumental, de Wagner Tiso, pontuada por uma flautinha andina por sugestão do cartunista Henfil. "Assim, a música acabou ganhando status cívico e conotação política, emocionando todo o País.
               Após a estréia de "Jango", Milton Nascimento fez a letra da canção, baseado na lembrança do enterro do estudante Edson Luís, morto pela polícia em 68, cantando-a nos três shows realizados no Palácio das Convenções de São Paulo, em novembro de 83. O titulo da música foi tirada de uma flor muito comum em Minas Gerais, chamada Coração de estudante. Ouviremos o hino na voz de Milton Nascimento.


Peça sua Música


Código de segurança



Publicidade

Redes Sociais